Estudar e morar no exterior são os sonhos de muitos brasileiros, especialmente em países de língua inglesa. No entanto, para realizá-los um requisito acaba sendo bastante comum: o certificado de proficiência. Para acabar com os mitos e a confusão das informações disponibilizadas na internet, a American Insight listou os principais pontos que você precisa saber antes de realizar o seu teste. Confira!
Preciso saber inglês britânico e o americano
Mito! Como qualquer outro idioma, o inglês possui muitas peculiaridades, gírias e adaptações de acordo com a região onde se fala, mas no caso dos testes segue-se o padrão internacional, onde a gramática é igual para todos, por exemplo. Estando seguro e preparado, não há nenhum problema para o candidato.
Cada teste possui uma função
Verdade! Apesar da principal função de todos os testes seja atestar o seu conhecimento e domínio no idioma, a utilização deles pode ser completamente diferente. Se o seu objetivo é entrar em uma universidade específica, verifique qual teste é aceito por ela. Geralmente os mais aceitos são o TOEFL® ITP e TOEIC®, mas é sempre bom verificar qual é a sua demanda específica. Não há um único teste que funcione para todas as pessoas.
É muito difícil passar nessas provas
Mito! Isso não significa que a prova seja fácil e você não precise de nenhum apoio na preparação, mas é importante ressaltar que há diferentes níveis de dificuldade. Para que o processo funcione corretamente, o candidato precisa escolher o nível compatível com o seu conhecimento e se preparar adequadamente. A chave para uma boa prova é estar preparado para as situações que os testes propõem.
Preciso ser aluno de um curso ou ter diploma de graduação
Mito! Na prática, qualquer um pode fazer um teste para atestar a sua proficiência no domínio do idioma, sem necessitar ter um diploma de curso superior ou estar matriculada em uma escola de inglês, por exemplo. Mas como dito acima, o apoio na hora de se preparar conta muito para o êxito nesse processo. Outro ponto importante é alinhar o momento de fazer a prova aos seus objetivos, assim como mencionado no segundo item.
É caro fazer a prova de certificação
Esse é o item mais complexo para apontarmos ser mito ou verdade, já que é uma questão muito subjetiva. O tipo de exame, o local de aplicação, a época, tudo pode influenciar no preço final. O ponto mais importante nesse aspecto é fazer uma análise sobre o valor agregado dessa certificação na sua vida pessoal e profissional. Quais portas serão abertas? Quais oportunidades você deixou de aproveitar por não ter essa certificação? Esse é o momento ideal para obter? Estando seguro sobre isso, fará muito mais sentido investir na preparação e obtenção do certificado.
E você? Já passou pela experiência de fazer um desses testes? Como se saiu? Conte com a American Insight nesse momento de preparação.