Se você ainda não está convencido sobre a importância de dominar outro idioma para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, talvez repense essa decisão com os exemplos abaixo. Listamos 4 brasileiros que estão se dando muito bem por esse conhecimento extra. Confira!
Alice Braga
Alice faz jus ao sobrenome e adquiriu renome internacional como atriz. Sobrinha de Sônia Braga, começou a carreira cedo, se destacando em Cidade de Deus quando tinha apenas 19 anos. Estreou no mercado internacional quando interpretou Anna no longa “I Am the Legend” ao lado de Will Smith e desde então se tornou a atriz brasileira de mais sucesso em Hollywood. Alice também foi escalada para o filme “The New Mutants”. Em uma entrevista Alice diz ter resistido às aulas de inglês, mas hoje em dia agradece à insistência e visão do pai. Hoje em dia acha aprender línguas algo divertido e muito bem vindo em sua vida, a atriz dá entrevistas em espanhol, o que lhe deve ter sido muito útil após interpretar Teresa Mendoza na série “Queen of the South”.
Wagner Moura
Wagner Moura é quase uma entidade no Brasil depois de dar vida ao nosso querido Capitão Nascimento, mas até recentemente era pouco conhecido fora do país. Até “Narcos”, série da Netflix que conta a entrada e disseminação das drogas nos Estados Unidos e Europa, por influência do Cartel de Medellín. Wagner foi convidado para interpretar ninguém menos do que o colombiano Pablo Escobar, fundador do cartel e um dos mais notórios narcotraficantes da história mundial.
Para isso o ator teve que aprender a língua nativa da Colômbia. Meses antes de começarem as gravações Wagner Moura se mudou para Medellín para um intensivo de espanhol. A série foi um enorme sucesso e permitiu que o ator se destacasse internacionalmente. Quanto às críticas ao seu sotaque podemos tirar duas conclusões: poderia ter sido pior se não tivesse feito o intensivo e poderia ter sido melhor se tivesse começado a estudar espanhol desde cedo.
Henry Zaga
Outro exemplo é o Henry Zaga, nome artístico do Henrique Gonzaga, brasileiro de Brasília que participou da série “13 reasons why”, também da Netflix. Esse não foi o primeiro trabalho do ator, tendo começado em “The Mysteries of Laura”, programa protagonizado pela atriz Debra Messing. Em seu currículo figura o longa “XOXO” e o filme “The New Mutants”, contracenando com nomes como Maisie Williams (a Arya, de Game of Thrones).
Henrique fala inglês fluente e sua educação começou desde cedo, é formado pela Escola Americana e isso o ajudou a fugir de papéis estereotipados que muitos latinos costumam interpretar em Hollywood. Porém, a fluência em qualquer língua pode vir com dedicação e prática e hoje em dia não faltam oportunidades de exercitar esse aprendizado: cantando músicas, vendo filmes estrangeiros ou lendo em voz alta.
Anitta
Fechando com chave de ouro está nossa popstar/funkeira oficial, que só nesse ano fez tanta música, de tanto idioma, que foi difícil acompanhar. Anitta é formada em administração e os mesmos aliados, inglês e espanhol, que a ajudariam a crescer dentro da multinacional onde trabalhava, foram essenciais em seu plano de dominar o mundo da música.
Começando com sua parceria com J Balvin no remix da música Ginza, lançando Paradinha, cantada toda em espanhol, passando por “Is That For Me” do Alesso e terminando em uma salada mista linguística “Vai Malandra”. Anitta não nos deixa mentir a importância de aprender novos idiomas, a partir disso o céu é o limite.